Portal UNIFAFIBE Aluno Professor

Zoom

Alto Contraste

›› Notícias



Pós-Graduação 06/06/2022

Alunos lançam Foguetes


Ver a Galeria de Fotos      |     

compartilhar com whatsapp compartilhar com facebook compartilhar com linkedin

Durante o mês de maio, o Centro Universitário UNIFAFIBE recebeu os alunos da EE Abílio Manoel, que fizeram o lançamento dos foguetes construídos para participação na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

A MOBFOG é uma olimpíada inteiramente experimental, organizada pelo Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e aberta para participação de todas as escolas do Brasil. Para a participação, os alunos, individualmente ou em equipes, devem construir e lançar foguetes obliquamente, a partir de uma base de lançamentos, o mais distante possível. 

Todo o processo de construção e lançamento dos foguetes ocorre na própria escola e a participação dos alunos é voluntária. Não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos ou equipes, no entanto o recomendado é que cada equipe tenha até três alunos. Ao final da MOBFOG todos os alunos, professores e diretores escolares, envolvidos no processo, recebem um certificado de participação. Além disso, também são distribuídas medalhas para os alunos cujos foguetes alcançaram as maiores distâncias, dentro de seus respectivos níveis.

São 4 níveis de diferentes construções dos foguetes, divididos de acordo com a etapa de ensino que o aluno está cursando. A EE Abílio Manoel participou do nível 3, com o Ensino Fundamental II, e do nível 4, com o Ensino Médio. 

A diferença entre os foguetes de cada nível é o seu propelente. No nível 3, o propelente é a base de água e ar comprimido colocado na garrafa por uma bomba de encher pneu de bicicleta. No nível 4, o propelente utilizado é a base de vinagre e bicarbonato de sódio, que em reação gera pressão suficiente para o foguete alçar voo. 

Para o lançamento dos foguetes, a Escola solicitou o campo de futebol do Centro Esportivo do UNIFAFIBE e, em dois dias consecutivos, os alunos puderam testar seus experimentos em um espaço amplo e que ofereceu liberdade para que os foguetes pudessem alcançar as distâncias desejadas. Essa não é primeira parceria do UNIFAFIBE e a EE Abílio Manoel. O UNIFAFIBE, atendendo a sua missão, busca apoiar eventos educacionais e sempre abre seus espaços para atender projetos como esse.

A participação na Mostra Brasileira de Foguetes, além de ser divertida, favorece o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para a formação do estudante.

Parabéns à EE Abílio Manoel pela iniciativa, aos professores pela brilhante condução do processo e aos alunos pelos seus incríveis foguetes!

 




Confira mais notícias da categoria pós-graduação

15/06/2022 - Iniciação Científica debate violência de gênero

15/06/2022 - Controladoria e Finanças: Projetos de Qualidade

14/06/2022 - Aprendizado ativo na Pós do UNIFAFIBE!

27/05/2022 - Pós-graduação em Experimento

23/05/2022 - Apresentação de Projetos - Pós-graduação

Engenharia Agronômica
24/04/2022 - Manejo da Nutrição Mineral | Curso Gratuito


Filtrar por curso:



Filtrar por categoria:



Filtrar por ano:
Voxy     Clínica de Nutrição     Programas e Projetos     Projetos de Extensão     R. Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade na Engenharia Elétrica     Teste Vocacional     OnDesign (Agência Virtual)     Como Chegar     Aluno TOP UNIFAFIBE     R. Produção em Destaque     Portal da Psicologia     C.E.P.     Segunda Graduação     Galeria de Fotos     R. Biologia Fafibe     R. Psicologia    

2022 | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE | Fone: 17 3344.7100

});