Zoom
Alto Contraste
› R. Hispeci & Lema On-Line - Sistema SEER
› Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE)
› R. Annual Aesthetics Communications
› R. Fafibe On-line - Sistema SEER
› R. Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade na Engenharia Elétrica
› R. IPES
› R. Engenharia Civil e Tecnologia
› R. Psicologia: Saberes & Práticas
› R. Science and Technology Innovation in Agronomy
› Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade
› O Direito ao Alcance de Todos
› R. Direitos Sociais e Políticas Públicas
Com aproximadamente 80 mil habitantes, Bebedouro, situada na região norte do estado de São Paulo, é o centro de uma das regiões mais ricas do país. Fonte IBGE
Nasceu a cidade à beira de um córrego, cuja água era procurada por tropeiros e boiadeiros para dar de beber aos animais fatigados por longas caminhadas através do sertão. Utilizado para pouso de tropas e boiadas, ganhou o lugar a denominação de “bebedor” e depois Bebedouro. No entanto, antes do término do século XIX, Bebedouro já apresentava aspectos de progresso, com a formação de lavouras de café, que se tornariam mais tarde a maior riqueza do município.
O crescimento de Bebedouro, passou por três períodos distintos: o primeiro, até 1950, quando a economia paulista era predominantemente agrícola, sustentada principalmente pelo complexo cafeeiro iniciado em 1850 e cuja expansão redundou na ocupação do Estado pelas frentes pioneiras, que avançaram em direção ao Oeste do Planalto Ocidental. O café, todavia, entrou em tremenda crise por volta de 1929/1930, e as lavouras foram aos poucos sendo abandonadas. Os bebedourenses, porém, não desanimaram e, alguns anos depois, iniciaram o plantio de laranjeiras, tornando-se por muitos anos um dos maiores produtores do mundo; o segundo momento, após a metade do século XX, quando se inicia uma intensa urbanização e adensamento da população nas frentes agrícolas, concomitante com a fundação da Sociedade Paulista de Fruticultura em Bebedouro, e o terceiro período, a partir de 1984, quando todo o sucesso girava em torno da produção e consumo do suco de laranja. Com o aumento da cotação da laranja, as exportações ficam em alta, proporcionando uma rápida expansão econômica e demográfica, passando o município a contar com um acréscimo muito grande de população devido à migração oriunda do próprio Estado e da região nordeste do país.
Na década de 90, a chegada da crise econômica nacional, oriunda de vários planos de estabilização, associada à globalização da economia, afetaram profundamente a estabilidade financeira do município, que passou a sofrer também uma crise local decorrente da desvalorização do seu principal produto – a laranja. Com a queda das exportações e a baixa do preço do suco da laranja, houve uma recessão tão forte que causou o fechamento de várias indústrias, lojas e um desemprego em níveis alarmantes.
Atualmente, devido a sua localização estratégica, a cidade vem atraindo várias empresas de distribuição de produtos, fazendo nascer uma nova aptidão econômica para o município.
Assim, desde sua fundação 03/05/1884, portanto, há 120 anos, a cidade vem sofrendo mudanças constantes,buscando o seu desenvolvimento econômico e o bem estar da população.
(Fonte: Monografia : A Escolha Do Curso Superior:O Caso Dos Jovens De Bebedouro-Sp)
Consulte o cadastro do UNIFAFIBE no e-MEC |
R. Hispeci & Lema Portal da Psicologia Segunda Graduação C.E.P R. IPES R. Biologia Fafibe Nossa Missão Atividades Acadêmicas Notícias Biblioteca CREDUC Nossa Cidade Núcleo Jurídico Como Chegar R. Hispeci & Lema On-Line NIAAP |
2024 | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE | Fone: 17 3344.7100